Estudantes Escolhem Líderes Territoriais Na Etapa Final Das Eleições Da Rede Estadual
- 23/04/2025
- 0 Comentário(s)

Começou ontem (22) e segue até o dia 30 de abril a etapa final do processo eleitoral para a escolha dos líderes estudantis territoriais da rede estadual de ensino da Bahia. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa fortalecer o protagonismo juvenil e a gestão democrática nas escolas, consolidando a estrutura de representação dos mais de 700 mil estudantes matriculados em 2025.
Nesta fase, os representantes escolares eleitos anteriormente nos colégios e municípios vão escolher os líderes que atuarão em nível territorial, abrangendo os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do estado. Esses estudantes terão a missão de mediar o diálogo entre a comunidade escolar e a gestão educacional, contribuindo diretamente para a construção de uma educação mais participativa, inclusiva e alinhada às realidades locais.
Segundo Larissa Lima, coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, o processo reforça valores fundamentais. “Essa função incentiva a construção de uma educação mais democrática e participativa”, afirmou. A eleição estimula também o desenvolvimento de competências como responsabilidade, trabalho em equipe e liderança.
Além de representarem suas regiões, os líderes estudantis poderão ser escolhidos para representar segmentos específicos da rede, como estudantes indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e do campo, garantindo a diversidade e a representatividade no processo.
O processo eleitoral teve início em março, com a eleição dos líderes de turma, passando por etapas escolares e municipais até chegar à escolha dos representantes territoriais, agora em andamento.
Ao final do processo, os novos líderes terão a responsabilidade de articular ações entre os diferentes níveis da representação estudantil, promovendo a integração entre as escolas e contribuindo para uma gestão escolar mais colaborativa e sensível às necessidades dos alunos.
Fonte: Ascom/SEC