Bahia E França Iniciam Preparativos Para Encontro Internacional De Turismo Sustentável Em Salvador
- 23/04/2025
- 0 Comentário(s)

A Bahia e a França deram início, na última terça-feira (22), aos preparativos para o 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, que será realizado em setembro, em Salvador. O planejamento do evento começou com duas reuniões estratégicas envolvendo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), integrando a programação da missão francesa vinculada ao Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável em Áreas Protegidas.
O encontro internacional promete lançar uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à educação ambiental e à valorização cultural em áreas protegidas da Bahia. Um dos destaques será o Concurso de Gastronomia Franco-Brasileira, articulado em reunião no Museu de Gastronomia da Bahia, no Pelourinho, com representantes do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A proposta busca valorizar a identidade regional, promover o turismo sustentável e projetar a culinária baiana no cenário internacional, reunindo chefs brasileiros e franceses. O concurso também funcionará como vitrine para jovens talentos formados em programas de capacitação, reforçando o elo entre gastronomia, qualificação profissional e sustentabilidade.
Outro ponto importante da programação será o lançamento de um curso de francês com foco em turismo sustentável e educação ambiental. A iniciativa, debatida com representantes da Aliança Francesa, visa capacitar jovens moradores de áreas protegidas, qualificar professores e desenvolver conteúdos contextualizados aos desafios socioambientais da Bahia.
A diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, que acompanha a comitiva francesa no estado, destacou a importância da parceria com a Federação dos Parques Naturais Regionais da França e o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento para o fortalecimento da cooperação internacional. “Junto com o Inema, temos atuado de forma integrada para transformar essa parceria em ações concretas, que unem educação, capacitação profissional, cultura e conservação. É um esforço que posiciona a Bahia como referência em inovação socioambiental”, afirmou.
A programação da comitiva francesa continua nesta quarta-feira (23), com visitas técnicas e encontros com comunidades nos municípios de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha e Wenceslau Guimarães, no território do Baixo Sul baiano. A agenda é acompanhada por representantes da Sema e do Inema.