​Estado, Incra e MST na Bahia Definem Ações para Fortalecer Assentamentos até 2026

  • 16/04/2025
  • 0 Comentário(s)

​Estado, Incra e MST na Bahia Definem Ações para Fortalecer Assentamentos até 2026

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participaram, nesta quarta-feira (16), de uma reunião com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no gabinete oficial em Salvador. O encontro teve como objetivo alinhar políticas públicas para fortalecer os assentamentos rurais no estado até 2026. Além de lideranças do movimento, participaram também membros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e de diversas secretarias estaduais.

Segundo Osni Cardoso, secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o encontro simboliza a união de esforços entre os governos estadual e federal para atender às principais necessidades das famílias assentadas. “As demandas trazidas foram diversas, como saúde, educação e acesso à água. Já estamos respondendo a algumas delas. A SDR, por exemplo, entregou equipamentos e atua junto ao Incra para viabilizar a destinação de terras do Estado à reforma agrária, proporcionando dignidade às famílias”, explicou.

Durante a reunião, o governo estadual apresentou um conjunto de ações planejadas para os próximos anos. Entre maio e dezembro de 2025, por meio da SDR, serão distribuídos 1,5 mil quilos de sementes de milho e feijão crioulos, 15 mil mudas de espécies nativas e frutíferas da caatinga, além de 100 mil raquetes de palma forrageira.

Eliane Oliveira, representante da direção estadual do MST, avaliou positivamente o encontro. “As respostas apresentadas pelas secretarias nos enchem de esperança. Algumas pautas importantes já estão sendo atendidas, e seguimos confiantes no avanço dos compromissos assumidos com o movimento”, afirmou.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, também prevê a entrega de equipamentos como tratores, plantadeiras, veículos, kits de irrigação, caixas d’água e roçadeiras. Esses recursos atenderão não só aos assentamentos do MST, mas também comunidades quilombolas e tradicionais. No último ano, o MST já recebeu 12 tratores, 12 kits para Unidades Básicas de Saúde, oito poços artesianos, 17 farinheiras móveis e 40 kits de irrigação.

Investimentos também estão sendo planejados nas áreas de infraestrutura e educação. Obras de pavimentação serão realizadas para facilitar o escoamento da produção dos assentados. Além disso, estão previstas escolas do campo em sete municípios com assentamentos do MST. Em Salvador, a Secretaria de Cultura (Secult-BA) será responsável pela entrega de um novo espaço para o Armazém do Campo, atualmente localizado no Pelourinho.

O presidente do Incra, Cesar Aldrighi, destacou a parceria com o Governo da Bahia como essencial para a consolidação da reforma agrária no estado. “Estamos alinhando diretrizes para garantir o acesso à terra e implementar uma infraestrutura adequada nos assentamentos regularizados. O apoio do Estado será fundamental para que essas políticas cheguem às comunidades”, ressaltou.

Fonte e Imagem: Gov/Ba


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes