Sons do Subúrbio Lança 8 EPs de Artistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
- 07/04/2025
- 0 Comentário(s)

O projeto Sons do Subúrbio está prestes a lançar os tão aguardados EPs de oito artistas selecionados na sua primeira edição. A iniciativa, que visa impulsionar a carreira de músicos independentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, chega ao seu ápice após meses de qualificação, mentorias e produção artística intensiva. Os EPs estarão disponíveis nas principais plataformas digitais e os videoclipes serão lançados no YouTube entre 09 de abril e 28 de maio. Acompanhe todas as novidades pelo Instagram @sonsdosuburbio e no YouTube: /@sonsdosuburbio.
Idealizado pela produtora cultural Edmilia Barros, natural da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o Sons do Subúrbio busca dar visibilidade aos talentos da nova cena musical baiana, promovendo o desenvolvimento artístico e quebrando os estigmas que ainda cercam as periferias. A iniciativa destaca a rica diversidade cultural da região, que frequentemente é marginalizada por falta de recursos e oportunidades para o pleno desenvolvimento artístico.
“Estamos muito felizes por chegar ao momento de lançar os EPs. Este projeto foi uma jornada intensa e gratificante, com o objetivo de dar voz e visibilidade a artistas que, até então, não tinham tido a chance de gravar ou divulgar seus trabalhos. O resultado final reflete a diversidade e a potência do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e estamos ansiosos para que o público conheça essas histórias e sonoridades,” afirmou Edmilia Barros.
O projeto foi concebido para apoiar artistas em início de carreira, oferecendo uma estrutura completa de gravação, mentoria artística e suporte de gestão. “Tivemos artistas que cantavam há anos, mas nunca tinham entrado em um estúdio, e até mesmo aqueles que pensavam em desistir da carreira. Foi um processo desafiador, mas emocionante, que resultou em EPs e videoclipes de alta qualidade,” explicou a produtora.
Além das mentorias técnicas e artísticas, o Sons do Subúrbio contou com o apoio de renomados profissionais, como o guitarrista Jordi Amorim, a cantora Aiace, a jornalista Gisele Santana, o contador Remy De Launay e o produtor musical Ziati Comazi. As gravações dos EPs aconteceram no Estúdio Caverna do Som, sob direção musical de Irmão Carlos, e a produção dos videoclipes foi realizada com a parceria da Alfazema Filmes, Palavra Chave Acessibilidade e o Instituto Eurides Nascimento.
“Gravamos cerca de 70% dos videoclipes no Subúrbio, além de ocuparmos espaços simbólicos da cidade, como a Gamboa e a Cidade da Música. Isso fortalece nossa identidade cultural e reafirma o potencial criativo da nossa região,” destacou Edmilia.
Os artistas do Sons do Subúrbio trazem em seus trabalhos uma mescla única de influências, que vão do afrobaiano à MPB, jazz, pagode e até o trap. Confira abaixo os artistas e suas respectivas datas de lançamento:
- Dan e os Caras da Esquina (Paripe) – Lançamento: 09/04
- Alexandra Pessoa (Praia Grande) – Lançamento: 16/04
- Axel Lór (Paripe) – Lançamento: 23/04
- Luan Carvalho (Mirantes de Periperi) – Lançamento: 30/04
- Silas Niehaus (Fazenda Coutos) – Lançamento: 07/05
- Brenda Cruz (Coutos) – Lançamento: 14/05
- Nanashara Vaz (Periperi) – Lançamento: 21/05
- Guias Cegos (Praia Grande) – Lançamento: 28/05
Os EPs estarão disponíveis em todas as plataformas digitais e os videoclipes serão publicados no YouTube do Sons do Subúrbio. Para mais informações, acesse: www.sonsdosuburbio.com.