Operação do Inema Resgata Mais de 200 Animais Silvestres e Combate Crimes Ambientais

  • 28/03/2025
  • 0 Comentário(s)

Operação do Inema Resgata Mais de 200 Animais Silvestres e Combate Crimes Ambientais

Em mais uma ação de combate aos crimes ambientais, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resgatou 225 aves e encontrou nove animais mortos devido à caça ilegal, durante a operação Arara Kuara. A operação, que foi concluída nesta sexta-feira (28), teve início no dia 17 de março e focou na região do Raso da Catarina, no Norte da Bahia, área de ocorrência da arara-azul de Lear, uma espécie em risco de extinção. A força-tarefa contou com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).

Além do resgate de aves, a operação resultou na apreensão de 20 armas de fogo e 14 utensílios de caça, como tatuzeiras, trabucos, armadilhas para raposas, alçapões e arapucas. A fiscalização também flagrou a queima de madeira nativa, o que levou à apreensão de uma motosserra e um caminhão carregado de lenha, além da destruição de dois fornos e 41 sacos de carvão.

De acordo com Eduardo Topázio, diretor de fiscalização ambiental do Inema, a operação teve sucesso graças ao trabalho integrado dos agentes do instituto e ao apoio da comunidade local. “O trabalho de investigação no campo, realizado pelos servidores do Inema, juntamente com a colaboração da população, foi fundamental para o sucesso da operação. As denúncias e o respeito à vida silvestre têm sido essenciais para conter a caça ilegal e outras práticas criminosas contra o meio ambiente”, disse Topázio.

Os municípios de Campo Formosa, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos, Jeremoabo, Pedro Alexandre e Coronel João Sá, que estão localizados dentro das Unidades de Conservação responsáveis pela proteção da arara-azul de Lear, foram fiscalizados. Entre as aves resgatadas, estão espécies como azulão, cardeal-do-nordeste, coleirinho, papa-capim e tico-tico.

Ricardo Chaves, técnico de fiscalização do Inema, afirmou que, embora os resgates e apreensões tenham sido positivos, a descoberta de animais mortos e congelados, como tatus, tamanduá-mirim e veado, foi um triste e inesperado achado durante a operação. "É um alento saber que conseguimos combater a caça ilegal, mas, ao mesmo tempo, ficamos chocados ao encontrar espécies que já haviam sido abatidas", ressaltou Chaves.

Fonte: Ascom/Inema


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes