Hospital Regional de Irecê Introduz Exame Inovador para Diagnóstico de Doenças Vasculares Cerebrais
- 26/03/2025
- 0 Comentário(s)

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, localizado em Irecê e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), dá um grande passo na inovação de cuidados médicos ao disponibilizar um novo exame para a população da micro e macrorregião. A unidade de saúde agora oferece a angiografia cerebral diagnóstica, um procedimento pioneiro que irá revolucionar o diagnóstico e o tratamento de doenças vasculares no cérebro. Este avanço reflete o compromisso contínuo do hospital com a melhoria do atendimento e o cuidado multidisciplinar aos seus pacientes.
O exame, que realiza um cateterismo nos vasos sanguíneos cerebrais, tem como objetivo diagnosticar condições como tumores cerebrais, hemorragias, estenoses (estreitamento de artérias), aneurismas, coágulos, inflamações vasculares, entre outras patologias que afetam o sistema neurovascular. Além disso, ele também auxilia na definição do tratamento mais adequado para pacientes com suspeita dessas doenças, incluindo a aterosclerose, que é o acúmulo de substâncias nas artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.
Alexandre Drayton, neurointervencionista responsável pela implementação do novo procedimento, destaca a importância da angiografia cerebral como um recurso que aprimora significativamente a capacidade de diagnóstico e acelera o processo de tratamento para os pacientes da região. "Essa conquista amplia as possibilidades de tratamento neurocirúrgico e melhora a resposta do hospital diante dos casos que necessitam de cuidados mais especializados", afirmou Drayton.
Carlos Vinícius Espírito Santo, cardiologista intervencionista e responsável técnico pela Hemodinâmica, também reforçou a relevância desse novo serviço. "Com a introdução de procedimentos de neurointervenção de forma regular, o Hospital Regional de Irecê solidifica seu papel de destaque, oferecendo serviços de alta complexidade aos pacientes do SUS e atendendo uma variedade de demandas, desde cardiologia até agora a neurointervenção", destacou.
A primeira realização da angiografia cerebral diagnóstica ocorreu em fevereiro deste ano, com a equipe composta pelos médicos Alexandre Drayton e Carlos Vinícius Espírito Santo, além de enfermeiros e técnicos de Radiologia que atuaram para garantir o sucesso do procedimento.
Esse avanço fortalece ainda mais o Hospital Regional de Irecê como um centro de excelência no atendimento à saúde, proporcionando à população da região acesso a tecnologias e tratamentos de ponta.
Fonte: Sesab
Foto: Divulgação/Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho