Governo do Estado Oferece Serviços de Cidadania e Apoio Jurídico no Centro Histórico Durante a Semana de Comemorações pelos 476 Anos de Salvador
- 26/03/2025
- 0 Comentário(s)

Em celebração ao 476° aniversário de Salvador, o Governo do Estado deu início, na terça-feira (25), à primeira edição de 2025 da Caravana de Direitos Humanos, uma ação itinerante que oferece uma ampla gama de serviços gratuitos à população. Coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a iniciativa conta com a colaboração de mais de 20 instituições e órgãos, com o objetivo de facilitar o acesso à cidadania e promover os direitos humanos em toda a Bahia.
A Caravana disponibiliza diversos serviços, como a emissão de documentos como RG, certidões de nascimento e casamento, além de orientação financeira, renegociação de dívidas e apoio jurídico para questões como reconhecimento de paternidade e retificação de prenome e gênero para pessoas LGBTQIAPN+. Este ano, o projeto contará com 32 edições, atingindo 256 municípios e com a meta de realizar 80 mil atendimentos, com um investimento total de R$ 11,2 milhões.
Até sexta-feira (28), os serviços estão sendo oferecidos no Largo do Terreiro de Jesus e na Faculdade de Medicina da UFBA, das 9h às 16h. "Aproveitei a oportunidade para tirar meu RG, algo que estava adiando há muito tempo. A ação é realmente uma excelente iniciativa, pois traz mais dignidade para a população", afirmou a dona de casa Marinalva Silva.
O secretário Felipe Freitas ressaltou a relevância da Caravana e os investimentos que têm sido feitos para expandir o alcance do programa. "Com a parceria de diversos órgãos públicos e organizações do Sistema de Justiça, conseguimos ampliar os serviços oferecidos. Este ano, vamos dobrar o número de edições realizadas no ano passado, com um investimento superior a R$ 11 milhões", explicou o secretário.
A Caravana de Direitos Humanos é uma das principais iniciativas do Governo do Estado para promover a inclusão social e garantir o acesso da população a serviços essenciais. "Esta ação tem início em um lugar histórico, como a Faculdade de Medicina, e é mais uma forma do Governo do Estado presentear Salvador, nossa capital cultural, com ações que reforçam o compromisso com a cidadania e os direitos humanos", finalizou Freitas.
Fonte e Foto: Governo da Bahia.