Ouvidoria Geral Do Estado Realiza Curso De Formação E Comemora O Dia Nacional Do Ouvidor
- 24/03/2025
- 0 Comentário(s)

A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) deu início, nesta segunda-feira (24), ao Curso de Formação de Ouvidores – Turma II da 2ª edição, durante um evento realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A cerimônia também celebrou o Dia Nacional do Ouvidor, comemorado em 16 de março. O encontro reuniu 130 participantes, oferecendo uma imersão em temas essenciais para a gestão pública e a cidadania.
A professora Elizabeth Matos, coordenadora geral do curso e docente da Escola de Administração da UFBA, destacou a importância do trabalho com ouvidores especializados dentro da rede OGE. "Cada ouvidoria especializada tem suas particularidades, e é importante trabalhar com os profissionais de forma a atender às demandas específicas de cada área, desde a ouvidoria geral até aquelas voltadas para políticas públicas específicas", comentou.
O evento contou com a presença de autoridades como Arany Santana, Ouvidora-Geral do Estado, Renato Linhares, diretor administrativo da Secom, Edvoneide Sampaio Jones, diretora administrativa do Instituto Anísio Teixeira, além de representantes da UFBA. A programação incluiu a apresentação de um cordel pela ouvidora do Hospital Roberto Santos, Rubi Sousa, e uma palestra magna sobre "LAI e LGPD: desafios e possibilidades no contexto das ouvidorias", ministrada pelo procurador do Estado, Ubenilson Colombiano.
A Ouvidora-Geral, Arany Santana, ressaltou a relevância do curso para a formação de ouvintes e ouvidores qualificados. "Esse investimento fortalece a parceria com a Saeb e a Universidade Federal da Bahia, permitindo que profissionais estejam cada vez mais preparados para promover um diálogo claro e transparente entre a população e os órgãos do governo estadual", afirmou. O evento foi encerrado com uma apresentação do Coral da Polícia Militar da Bahia.
O Curso
O Curso de Formação de Ouvidores é uma iniciativa da OGE em parceria com a Secretaria da Administração da Bahia e a Universidade Corporativa do Servidor. A capacitação visa promover a padronização das funções de ouvidoria e a socialização de boas práticas, além de otimizar o uso dos instrumentos de ouvidoria. A qualificação é ministrada e certificada pela UFBA, alinhando a rede de ouvidores e fortalecendo a atuação do serviço público.
Taís Tupinambá, Ouvidora do SUS, destacou a importância da estratégia para o fortalecimento da rede de ouvidores, promovendo a troca de experiências e a criação de uma identidade única no grupo. Daniela Ferreira, ouvidora da Secretaria de Cultura (Secult-BA), participou pela primeira vez e expressou suas expectativas em aprimorar seus conhecimentos na área. "Esse curso traz a oportunidade de nos atualizar sobre as novas abordagens da função, o que é fundamental para atender melhor o cidadão", afirmou Daniela.
Fonte: Ascom/OGE