​No Dia Mundial da Água, CAR Destaca as Transformações nas Comunidades Rurais da Bahia

  • 22/03/2025
  • 0 Comentário(s)

​No Dia Mundial da Água, CAR Destaca as Transformações nas Comunidades Rurais da Bahia

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), as comunidades rurais da Bahia celebram as melhorias no acesso à água potável e ao saneamento básico, graças à implementação das Centrais de Águas. Esse modelo inovador de gestão multicomunitária, apoiado pelo Governo do Estado, tem transformado a vida de milhares de famílias baianas, especialmente nas áreas rurais.

22 de março de 2025  

Com investimentos que somam cerca de R$ 260 milhões, o Governo do Estado tem fortalecido as Centrais de Águas de Seabra e Jacobina e viabilizado a criação da Central de Caetité. Essas ações são realizadas por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

O impacto do programa é significativo: mais de 146 mil famílias, distribuídas em 508 comunidades de 41 municípios baianos, já foram beneficiadas com água tratada e saneamento. Até o momento, 37 mil ligações foram realizadas, e a previsão é de que, nos próximos anos, mais 20 mil ligações sejam feitas, além da instalação de outros 183 sistemas de abastecimento.

Novos Investimentos e Expansão

A ampliação das Centrais de Águas está em andamento, com a criação de novas centrais nos municípios de Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal e Feira de Santana, com investimentos de US$ 40 milhões. As parcerias entre a CERB/SIHS, Embasa, Casa Civil e o Instituto do Meio Ambiente (Inema) garantirão que mais áreas da Bahia sejam atendidas, promovendo melhorias essenciais no abastecimento de água.

Modelo de Gestão Multicomunitária

O modelo de gestão das Centrais de Águas é uma inovação que traz uma abordagem profissionalizada para a administração dos sistemas de abastecimento, com benefícios como a redução de doenças relacionadas à água, preservação dos mananciais e fortalecimento das associações comunitárias locais. Além disso, promove maior autonomia para as comunidades, permitindo que gerenciem seus próprios sistemas de abastecimento de forma mais eficiente.

A moradora de Miguel Calmon, Alaelde Nascimento, conhecida como Dona Chinha, compartilhou a transformação que a chegada da Central das Águas trouxe para sua comunidade: "Antes, enfrentávamos grandes dificuldades para conseguir água. A Central das Águas mudou nossa realidade, proporcionando água de qualidade e trazendo uma nova vida para todos nós."

Edvaldo Amâncio da Rocha, presidente da Associação do Povoado do Urubu, ressaltou a importância do sistema de abastecimento: "Hoje, mais de 400 famílias têm acesso à água, o que tornou a vida aqui muito melhor. Com essa água, muitos moradores que antes viviam na cidade estão se mudando para as roças, e novas casas estão sendo construídas."

Água de Qualidade e Melhoria na Qualidade de Vida

Juscelino Dias Teixeira, presidente da Associação de Várzea de Areia, Algodões e Adjacências, no município de Brumado, destacou que a água de qualidade era um sonho para as famílias do distrito de Cristalândia: "Antes, dependíamos de caminhão-pipa. Agora, temos água nas torneiras e, o melhor, água de qualidade. Somos imensamente gratos à CAR e à CERB por transformarem nossa realidade."

A comunidade de Olhos D'Água do Góes, em Jacobina, também experimenta uma nova realidade graças à gestão do modelo das Centrais de Águas. Zamire Sousa da Cruz, presidente da Associação Olhos D'Água, comentou: "Esse modelo de gestão trouxe autonomia para nossa comunidade, com o operador sendo nosso vizinho. Agora, temos água disponível, mesmo durante a seca, o que nos traz muita tranquilidade."

Através desse modelo de gestão e com os investimentos do Governo do Estado, a vida das comunidades rurais da Bahia tem se transformado, garantindo o acesso a um dos recursos mais preciosos: a água de qualidade.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Celina Fretas

19/01/2025

Adoro queijo ❤ ee paixão não sei viver sem .

Celina Freitas

19/01/2025

Adoro queijo ❤ amo de paixão não sei viver sem .

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes