Lita Cerqueira - Um olhar sobre a Cultura Negra em 50 anos de fotografia
- 21/12/2024
- 0 Comentário(s)
![Lita Cerqueira - Um olhar sobre a Cultura Negra em 50 anos de fotografia](admin/assets/img/news/4381-2024-12-21.jpg)
A mostra “O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia” esteve em cartaz na Caixa Cultural Salvador desde outubro e encerrou sua temporada na capital baiana na sexta-feira, 20 de dezembro. Com entrada gratuita, a exposição pôde ser visitada durante a semana, reunindo obras emblemáticas de Lita Cerqueira, que dedicou sua trajetória à representação da cultura e da vida do povo negro no Brasil.
Sob a coordenação de Lu Araújo e curadoria de Janaína Damaceno, a mostra explorou temas como ancestralidade, pertencimento e resistência. Durante cinco décadas, Lita Cerqueira, como mulher negra, documentou a história e a cultura de seu povo, compondo um acervo de mais de 50 mil imagens. Entre elas, foram selecionadas algumas das mais significativas, abrangendo desde o final do século XX até o início do XXI.
Nascida em Salvador, Lita Cerqueira é reconhecida como a primeira fotógrafa negra da Bahia e uma das pioneiras no segmento. Sua carreira teve início ainda na juventude, motivada pela vontade de dar visibilidade a histórias frequentemente esquecidas. Em um ambiente majoritariamente masculino e branco, Lita conquistou espaço e reconhecimento com sua habilidade de capturar a essência e a resistência da cultura negra brasileira.
Foto: Vivi Mädchen