Os benefícios do Umami
- 11/10/2023
- 0 Comentário(s)
A alimentação é de extrema importância para a nossa saúde e o nosso bem-estar. Com o intuito de conscientizar a população sobre alimentação saudável, segurança alimentar e agricultura sustentável ao redor do mundo, é celebrado em 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação, mesma data em que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) foi criada, em 1945.
Uma alimentação equilibrada é composta por diversos alimentos e não se restringe apenas a saladas e legumes. Bons aliados para diversificar o preparo das receitas são os alimentos ricos em umami, o quinto gosto básico do paladar humano. Segundo a nutricionista e especialista do Comitê Umami, Mariana Rosa, alimentos que contam com o aminoácido glutamato, responsável por proporcionar o gosto umami, são ótimas opções para diversificar sua dieta, sem abrir mão do sabor.
“A ingestão de glutamato aumenta a salivação, tornando os alimentos mais palatáveis e saborosos. Além disso, a salivação também auxilia no processo de deglutição e na digestão, que é primordial para o nosso bem-estar e o bom funcionamento do corpo humano” explica Mariana.
O umami pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos, desde carnes bovinas, suínas, frango e alguns peixes; em vegetais e frutos, como tomate, milho, brócolis, cenoura e beterraba; alguns cogumelos, como o shitake; e até em queijos maturados, como o parmesão.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.